Se você deseja encontrar um método sobre como fazer uma música, então vamos observar como funciona o processo de produção musical em 3 passo simples. Continue lendo...
A música se tornou a forma de entretenimento mais popular do mundo, tanto para profissionais quanto para hobistas. Como o avança da tecnologia, o abismo entre o entusiasta de música e o produtor de áudio se tonou menor. Usando alguns softwares e as habilidades corretas, um músico pode perfeitamente produzir suas músicas para vender, ou mesmo para distribuí-la de graça pela Internet. Para você que está começando agora ou para você que já entende um pouco sobre os processos de produção, aqui está a chave para a produção musical em 3 passos simples:
Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira
1. Pré Produção
Trata-se de uma preparação antes de iniciarmos o processo de produção. Temos uma “checklist” para isso:
1. Composição. Esse processo inclui a composição da música e do arranjo, escolha da nota fundamental, tempo, o gênero musical. Também a escolha da instrumentação ou orquestração que será utilizada no produto final.
2. Escolha dos Músicos. Se você estiver em uma banda, provavelmente você já tem os músicos para tocar a música que você escreveu. Porém, se você é um artista solo ou um cantor/compositor, normalmente você terá que convidar alguns músicos amigos para tocar por hobby ou por trabalho. Importante lembrar que dentro do Curso de Home Studio você vai descobrir como é possível produzir o seu álbum sem depender desses músicos.
3. Definir um tempo de conclusão e um orçamento. Ter uma meta de conclusão é muito importante, porque isso faz com que você tenha um compromisso consigo mesmo. Em muitos casos, artistas chegam a despender anos produzindo apenas uma única música, tudo para tentar deixá-la perfeita. Uma data para terminar o projeto faz com que tenhamos a visão do todo e que o álbum em si é o mais importante. A qualidade do produto é formada pelo todo. Um orçamento também deve ser definido nesse momento, tudo para que você não se veja sem condições de concluir o seu projeto. Se você vai produzir tudo em seu Home Studio, considere orçar o seu próprio tempo durante a produção, pois o tempo é tão importante quanto o fator financeiro.
2. Produção
No processo de produção da música nós podemos incluir as seguintes tarefas:
1. Gravação. O processo de gravação pode ser feito ao vivo (instrumentos e vocais ao mesmo tempo) ou através de pistas (gravando cada instrumento em um canal separado). Essa é uma escolha que deve levar em consideração as finalidades do seu projeto e o gênero em que está pretendendo produzir. Por exemplo: Se você toca jazz, tocar todos juntos primando o contato visual é ótimo para criar o ambiente de energia necessário a esse gênero.
2. Colocação das Vozes. Esse é um processo geralmente feito após a gravação inicial, depois das primeiras pistas. Alguns músicos tem uma melhor performance e conseguem gravar a música inteira sem qualquer falha. Outros, por sua vez, requerem uma técnica chamada “Overdub” que consiste em gravar uma segunda vez para sobrepor a primeira. Por Exemplo: Onde o violão é dobrado ou se utiliza duas vozes para fazer a voz principal.
3. Edição e Mixagem. Após tudo estar gravado e você estar satisfeito(a) com o seu som, vem a parte da edição e da mixagem, tudo para dar aquela qualidade que você busca para a sua gravação. Nesse passo é muito importante ter um profundo conhecimento sobre esse assunto para que tudo termine do modo como você imaginou. Conhecer o melhor programa para fazer música é essêncial para a conclusão do projeto.
3. Pós Produção
Após concluir os processos de gravação e mixagem, o passo final para a produção musical é:
2. Duplicação. Se você deseja vender CDs físicos, vai precisar da duplicação. O processo de masterização produz o que nós chamamos de “Master”, uma cópia matriz a qual é usada para criar os CDs a serem distribuídos nas lojas. Se você desejar publicar apenas para o meio digital, você não precisa criar uma matriz física, apenas uma “Matriz Digital” – com a máxima qualidade de áudio que você puder alcançar.
Ao aplicar esses 3 passos simples para fazer músicas, você estará mais próximo de ter em mãos todas as suas músicas concluídas, tornando-as em um produto que pode ser distribuído online pelas grandes redes como iTunes, MySpace, YouTube, ou em qualquer outro meio que o seu gosto ou orçamento alcance.
Deseja a você todo o sucesso!
0 comentários:
Postar um comentário